Adobe Photoshop
Na minha opinião não existe algum programa melhor que o Photoshop para edição gráfica. Seria perfeito se não fosse seu alto custo. É claro que agora tem o Adobe Creative Suite, que você pode assinar por um tempo o programa ou um conjunto de programas Adobe, porém compensa para quem é profissional e está ganhando o suficiente para bancar as mensalidades. Para quem tem um extra afirmo que se comprar o programa não vai se arrepender pela incomparável qualidade.

2015 - Agora, após um pouco mais de estudo da ferramenta, utilizo o Photoshop para fazer meus desenhos, por enquanto encontrei nele tudo que preciso e não estava encontrando nos freewares.

Corel Draw
Meu primeiro contato com um programa de edição gráfica foi com o Corel em um curso que fiz quando criança. Programa muito bom para se trabalhar com vetores. Sua vantagem é que, na maior parte dos casos, todas as gráficas têm suporte ao Corel, o que deixa a desejar dele, assim como no Photoshop é seu alto custo.

Ainda a respeito do Corel Draw, busquei alternativas gratuitas que pudessem substituir o programa até que lembrei que um amigo indicou o Inkscape (falarei dele abaixo) que se não fizer tudo que o Corel faz, em relação ao desenho em si, chega muito perto. O que é mais um ponto negativo para o Corel.

Atualmente não uso o Corel Draw por ter encontrado o Inkscape.

Adobe Illustrator
Alternativa da Adobe para edição vetorial, assim como o Corel. Seu preço também é sua desvantagem, porém ao assinar o Adobe Creative Suíte se tem acesso a todos os programas da Adobe, o que faz ele uma melhor alternativa do que o Corel Draw.

Atualmente não uso o Illustrator, achei ele bem melhor que o Corel Draw, porém não domino o programa, mas se estiver em dúvidas entre Illustrator e Corel, escolha Illustrator.

Melhor editor gratuito para desenho digital que testei até agora. Muito bom para se usar em conjunto a uma mesa digitalizadora. Trabalha com camadas, estilos de pincel, pressão da caneta, ajuste de cores etc. Excelente alternativa para o Photoshop, porém preciso me acostumar com ele. 

Estou descobrindo as funções do programa para poder fazer bons tutoriais por aqui.

Por enquanto, a melhor alternativa que encontrei para se trabalhar com vetores. Suas vantagens são inúmeras: interface simples, fácil adaptação, pra quem está acostumado com Corel pode se adaptar fácil, tem ferramentas excelentes, boa qualidade e o melhor é seu preço zero!

Free Screen to Video
Um simples gravador de desktop que uso para gravar a tela enquanto desenho. Como sou novo, ainda, na captura da tela não posso falar muito sobre o programa exceto que cumpre bem seu papel. Outra coisa que percebi é que gravar o desktop (nas configurações que usei) usa MUITO espaço no HD. Quem tiver alguma dica, por favor, aceito com muita gratidão!

Editor de Vídeo
Por enquanto utilizo o editor padrão do Windows, porém estou a procura de uma alternativa gratuita para combinar com as ferramentas que estou usando!
Estive testando o programa Lightworks, gratuito com poucas limitações e acabei gostando muito do programa, porém foi difícil me acostumar com ele (ainda estou em fase de aprende-lo)

Sistema Operacional
Você pode continuar pensando "Ele diz que quer alternativas gratuitas para seus programas, mas usa o Windows?" Sim. Sou mais familiarizado com o ambiente desse SO (Sistema Operacional). Até tentei usar o Ubuntu, mas não consegui usa-lo de forma eficiente. Um exemplo é que por ser mais familiarizado com Windows sei resolver mais facilmente problemas rotineiros, já o Linux tenho dificuldade até para instalar softwares que não estejam listadas em seu programa instalador padrão, por isso optei o uso do Windows.

Periféricos
Mouse ou Mesa Digitalizadora. Para desenho digital, atualmente uso a Wacom Intuos, que me agradou muito!

Deixe um comentário